É uma grande satisfação tê-lo entre os convidados desta primeira edição do "ÓBIDOSpinholando", e que melhor forma para conhecer Tom Millor que uma entrevista publicada no sítio:
Destina-se aos interessados na fotografia estenopeica vulgarmente conhecida por "pinhole". Será um prazer ter a visita dos interessados e colaborar na divulgação desta técnica de obtenção de imagem fotográfica.
Número total de visualizações de páginas
quinta-feira, março 31, 2011
APRESENTANDO - Tom Miller
Tom Miller é o "Team Leader" da equipa que está por detrás da organização do "Worldwide Pinhole Photography Day" e é um nome bem conhecido dos que se dedicam à prática da Fotografia Estenopeica.
APRESENTANDO - Paolo Aldi
Paolo Aldi faz parte da equipa responsável pelo Dia Mundial da Fotografia Estenopeica, e aderiu de imediato à proposta que lhe apresentei de apresentar trabalho da sua autoria nesta primeira edição do “ÓBIDOSpinholando”, o que muito me satisfaz.
Um melhor conhecimento do trabalho e pensamento de Paolo Aldi é possível em http://www.fotopaoloaldi.it/fotografo_paoloaldi.php?dyncnt_id=71
quarta-feira, março 30, 2011
"ÓBIDOSpinholando"
Vai também estar presente em “ÓBIDOSpinholando” a “Embaixada Lomográfica de Portugal”, o que vem ao encontro do desejo enunciado inicialmente que um produto estivesse também representado nesta primeira acção internacional realizada em Portugal em torno da Fotografia Estenopeica.
Produto de culto que tem como matriz a marca “Lomo”, apresenta um conjunto de propostas para a prática da Fotografia Estenopeica e em que se destaca a Diana Multi Pinhole Operator.
Ou a Pinhole Art DIY 135
Para um melhor conhecimento das propostas existentes pode ser visitada a página da LOMO em
ou a página da LOMO em Portugal
sexta-feira, março 25, 2011
APRESENTANDO - Pedro Horta
Pedro Horta é um entusiasta da prática de processos alternativos da fotografia e aí inclui a Fotografia Estenopeica. Com um interessante trajecto na descoberta do prazer de fazer é possível conhecer o trabalho desenvolvido no endereço:
http://www.fotodecartao.blogspot.com/
daí retiramos uma apresentação pessoal,
"Um dia, numa bela tarde, descobri que se podiam tirar fotografias com uma simples lata de feijão.
Nunca mais fui o mesmo.
Gostando de fotografia, mas não tendo arte para o instantâneo, encontrei nas técnicas alternativas uma forma de falando não falar, não fotografando fotografar.
O que vou fazendo convosco vou partilhando."
Pinhole do Caminho de Santiago revelada em Caffenol
quinta-feira, março 24, 2011
A Lata Mágica
- O que é a fotografia
- Pequena Resenha Histórica.
- Bases da Formação da Imagem.
- Introdução à Prática da Fotografia Estenopeica.
- Construção de Uma Câmara Estenopeica.
- Os Três Bês da Fotografia Estenopeica – Barato – Bonito – Bom
- Lata de Biscoitos, Lata de Tinta uma Fácil Opção.
- Como Adaptar Objectos Simples Para a Prática da Fotografia Estenopeica
- Pintura e Perfuração de Duas Vulgares Embalagens
- O Laboratório Mínimo Para a Prática de Fotografia Estenopeica
- Teste Prático das Câmaras Preparadas
- Análise dos Resultados Obtidos
13. Recolha de Imagens Para Teste das “Lato-câmaras” Construídas ou Adaptadas
14. Tratamento Laboratorial
Público-alvo: Crianças do 10 aos 15 anos
Diferentes tipos de caixas e latas podem ser adaptadas ao uso como câmaras estenopeicas.
É imprescindível que sejam impenetráveis à luz.
Desde a embalagem de biscoitos à latinha de chá muitas são as que se tornam utilizáveis para a adaptação desejada.
Contamos com o apoio
terça-feira, março 22, 2011
Pedro Gil - Apresentação
Nota Biográfica
Pedro Gil nasceu em 1967, em Luanda (Angola). Vive e trabalha em Lisboa.
Fotografa desde 1975. Iniciou a sua formação académica em Fotografia com o Plano de Estudos Completo, do Ar.Co, em 1986. Em 1989, ao participar no workshop Fotografia Estenopeica, leccionado por Manuel Miranda nos 10º Encontros de Fotografia, em Coimbra, inicia o seu percurso na fotografia estenopeica. Em 2009, concluiu a Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual, no IADE e, no ano seguinte, a Pós-Graduação em Estudos de Fotografia.
Expõe regularmente fotografia e vídeo.
Entre as exposições em que participou, e diversas vezes o fez com fotografia estenopeica ou zone plate, destaca-se a sua participação (desde a 4ª edição em 2004) nas Worldwide Pinhole Photography Day Exhibition. De referir também Iniciativa X, na Galeria Arte Contempo, em Lisboa (nas diversas edições entre 2005 e 2010); 09 Projectos 2005, inserida na LisboaPhoto (2005); VI Bienal de Fotografia/03, na Moita (2003); Mostra de Artes Plásticas do Festival X2, em Cacilhas (1996) e Jovem Fotografia Portuguesa, exposição itinerante na URSS (1990).
Os seus vídeos, também alguns executados com recurso a zone plate ou estenopeicos, foram exibidos em diversas mostras e festivais, salientando-se a sua presença em Panorama - 2ª Mostra do Documentário Português, no Cinema S. Jorge em Lisboa (2008), Festival de Performance e Artes da Terra - Escrita na Paisagem, em Évora (2006) e nas edições 2005 e 2006 dos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia de Avanca.
sábado, março 19, 2011
Imagerie_Casa de Imagens - Apresentação
Uma representação constituída por cinco autores estará presente no "ÓBIDOSpinholando". Espaço dedicado à divulgação da prática fotográfica, Imagerie_Casa de Imagens tem na Fotografia Estenopeica uma das suas áreas de acção.
Os cinco trabalhos apresentados são reflexo da dinâmica que a actividade tem no contexto das acções desenvolvidas. Os autores presentes são:
Patrícia Varzakakos André Lima, Cláudia Cristóvão, Domingos e Magda Fernandes.
quinta-feira, março 17, 2011
Marie-Noëlle Leroy - Apresentação
Marie-Noëlle Leroy praticante de grande dinamismo, é um nome que encontramos associado a algumas das mais interessantes iniciativas que se realizam na Europa. Por isso não me admira a imediata aceitação do convite que lhe dirigi para estar presente no "ÓBIDOSpinholando".
Para melhor conhecerem o seu trabalho uma visita se impõe a diferentes espaços que reflectem o seu trabalho e entusiasmo.
Marie-Noëlle Leroy praticien d'un grand dynamisme, est un nom que nous avons trouvé associé à quelques-unes des initiatives les plus intéressantes se déroulenten Europe. Donc, pas étonnant de l'acceptation immédiate de l'invitation qui lui est faite d'être présent dans "ÓBIDOSpinholando.
Photographe, auteur d’un mémoire de DEA consacré aux frères Bisson, sténopiste assidue depuis une dizaine d’années. Organise depuis 2007 les seules expositions internationales de photographie au sténopé existant en France. Propose régulièrement des ateliers autour du sténopé. Une trentaine d’expositions solo et collectives, de nombreux articles, publications et conférences.
terça-feira, março 15, 2011
MASSIMO STEFANUTTI - Apresentação
Massimo Stefanutti
Been Born in Venice (Italy ) in 1957, lawyer, specialized in right of the photography, itlives and works in his lagoon city.
Associate of the Photo club "La Gondola"from 1977 of has been President between 1987 and 1994.
Member of the coordination of the Italian Observatory for the Pinhole Photography near the Musinif of Senigallia (Italy ).
It is between the greater international authors of pinhole photography.
Nato a Venezia nel 1957, avvocato, specializzato in diritto della fotografia, vive e lavora nella città lagunare.
Socio del Circolo Fotografico “La Gondola” dal 1977, ne è stato Presidente dal 1987 al 1994.
Membro del coordinamento dell'Osservatorio Italiano per la Fotografia Stenopeica pressi il Musinf di Senigallia.
Para um melhor conhecimento do trabalho de Massimo uma visita se impõe a
segunda-feira, março 14, 2011
Apresentando ANTONIO GRANERO
ANTONIO GRANERO GUTIÉRREZ
PROFESIONAL: UN VIAJE FOTOGRÁFICO. SEVILLA POR UN AGUJERO. Mayo 2007.
30 horas. Del 15 de septiembre de 2005 al 30 de junio de 2006.
FAMILIA DE IMAGEN Y SONIDO: UNA MEJORA EDUCATIVA. 35 horas. 2005
ARTÍSTICA. 9 horas de un total de 30 horas. Del 1 de mayo al 31 de mayo del 2005.
FOTOGRÁFICO. PROCESOS CREATIVOS EN EL ÁMBITO EDUCATIVO. 30 horas de un total
de 30 horas. Del 15 de febrero al 17 de marzo del 2005.
· TEXTO DE LA EXPOSICIÓN DE FOTOGRAFÍA ESTENOPEICA Sevilla por un agujero. Del 22
de marzo al 5 de abril de 2001.
ARTÍSTICA EN LOS CICLOS FORMATIVOS DE COMUNICACIÓN, IMAGEN Y SONIDO. 50
horas. Del 31 enero al 15 junio 2000. SEVILLA POR UN AGUJERO.
LOS CICLOS FORMATIVOS DE F.P. DE COMUNICACIÓN, IMAGEN Y SONIDO. 40 horas.
Del 29 de enero al 14 de junio de 1999. SEVILLA POR UN AGUJERO.
quinta-feira, março 10, 2011
"ÓBIDOSpinholando" - Apresentando "Terra Incognita"
Como apresentar Gregg Kemp?
Artista e dinamizador de uma actividade que lhe deve, o ter crescido com a sua acção e estÍmulo, o número de praticantes e acções.
Membro do grupo de trabalho do Worldwide Pinhole Photography Dayintegrando o " Coordinating Team", Gregg Kemp foi dos primeiros a proporcionar alguma atenção a este autor deste lado do mar. Desde cedo seguindo o seu trabalho com ele me cruzei nestas andanças do mundo virtual e com ele troquei trabalho. O que muito me honra. Ao ter aceite o convite para estar presente neste "ÓBIDOSpinholando" concede-me o grande prazer de ser meu convidado e dessa forma torna-se um estímulo para a realização de acções futuras.
O seu trabalho pode ser visto em:
http://www.greggkemp.com/portfolio
How to submit Gregg Kemp?
Artist and promoter of an activity which should have grown up with the action and itsstimulus, the number of players and actions. Member of the Worldwide Pinhole Photography work of integrating the Day"Coordinating Team, " Gregg Kemp was the first to give any attention to the authorof this side. Early on following his work with him in these wanderings I came acrossthe virtual world and work with him changed. What I am honored. To have accepted the invitation to attend this "ÓBIDOSpinholando", gives me great pleasure to be my guest and thus becomes a stimulus for further action.
His work can be viewed at:How to submit Gregg Kemp?
Artist and promoter of an activity which should have grown up with the action and itsstimulus, the number of players and actions. Member of the Worldwide Pinhole Photography work of integrating the Day"Coordinating Team, " Gregg Kemp was the first to give any attention to the authorof this side. Early on following his work with him in these wanderings I came acrossthe virtual world and work with him changed. What I am honored. To have accepted the invitation to attend this "ÓBIDOSpinholando", gives me great pleasure to be my guest and thus becomes a stimulus for further action.
quinta-feira, março 03, 2011
CONVOCATORIA 2011 MUESTRA INTERNACIONAL DE FOTOGRAFÍA LOMOGRÁFICA Y ESTENOPEICA: CUERPO, VIDA, MUERTE.
CONVOCATORIA 2011
MUESTRA INTERNACIONAL DE FOTOGRAFÍA LOMOGRÁFICA Y ESTENOPEICA: CUERPO, VIDA, MUERTE.
(Apresentada na versão original que me foi enviada)
Con el objetivo de promover la fotografía realizada con cámaras lomográficas, estenopeicas o análogas desechables y explorar así sus cualidades espontáneas, efectos originales y libertad de creación, el Colectivo Espacio Común y Letrina, espacio de diálogo y encuentro, convoca a la recepción de obra para conformar una muestra internacional e itinerante.
Bases:
I. Podrán participar todos los fotógrafos y artistas de cualquier país y edad.
II. CUERPO, VIDA, MUERTE: La obra debe partir de alguno de estos temas o de sus interrelaciones, abordándose desde cualquier enfoque artístico, filosófico o poético.
III. Los interesados deberán enviar a muestralomoestenopeica@gmail.com un mínimo de 2 y un máximo de 6 fotografías digitalizadas para el proceso de selección correctamente identificadas (incluyendo el nombre del autor en cada archivo). El formato de recepción puede ser blanco y negro o color, a 72 dpi, en jpg, en un tamaño de 800 pixeles por el lado mayor.
IV. Todas las fotografías deberán haber sido realizadas en el trayecto de los últimos cinco años. Se considerarán aquellas aún hayan sido exhibidas, más no si forman parte de alguna colección privada. Deberán ser propiedad intelectual del participante.
V. De la obra recibida se realizará una selección de 50 hasta 100 fotografías, mismas que serán solicitadas posteriormente en archivo digital en una resolución de 300 dpi, en tamaño aproximado de 20 pulgadas por el lado mayor, formato jpg. Por la índole y objetivo de esta convocatoria se recomienda a los participantes no alterar o manipular de forma drástica las imágenes al momento de digitalizarlas para concentrar los resultados lo más próximo a el original, sin embargo, se deja a su consideración algún retoque mínimo a fin de optimizar la impresión física a exhibir.
VI. Los organizadores se harán responsables de la impresión, montaje y traslado de la obra seleccionada, a la búsqueda de espacios para su exhibición en México así como en algunos puntos del extranjero. Se compromete a la cobertura de prensa en cada lugar y a la difusión de material gráfico indispensable. Además realizará una página web como forma de exhibición electrónica permanente en dónde se incluirán todas las obras seleccionadas y material de constancia de cada exhibición. Se editará también un libro arte-objeto con edición limitada a distribuirse únicamente a los seleccionados como forma de registro y complemento creativo (importante: el costo de elaboración correrá a cargo de los organizadores, el costo de envío a cargo de cada participante).
VII. Se enviará a cada autor seleccionado material de registro, constancias de prensa y participación de cada exposición vía correo electrónico. No existirá ningún premio ni remuneración económica.
VIII. La recepción de obra se realizará del 1 de marzo al 30 de abril de 2011. Todo correo será confirmado en las próximas 48 horas de su recepción.
IX. Se informará del resultado de selección el 15 de mayo de 2011. Las exposiciones iniciarán en junio en el estado de Nuevo León, México. Cada participante será notificado del itinerario llegadas las fechas de cada exposición mismas que podrán tener una duración mínima de un día y máxima de un mes, según el espacio.
X. Ninguna fotografía será devuelta impresa, cada participante acepta su uso y exhibición por el transcurso de 1 año a partir de la fecha de cierre de esta convocatoria, así como a su publicación web e impresa para medios de difusión y registro.
Colectivo Espacio Común y Letrina, espacio de diálogo y encuentro están conformados por artistas sin fines de lucro, unidos exclusivamente para la difusión y presentación de obra artística, promover así, sensibilidades hacia estéticas diferentes y retroalimentación artística. Su proyecto anterior 2010:Somos/Soy, Muestra Internacional de Retrato 20x16 está disponible en www.somosysoyfotografia.com donde pueden visualizarse sus resultados y exposiciones en México, España y Portugal, próximamente también en Argentina y otros destinos a confirmar.
Monterrey, N.L. México.
A 1 de marzo de 2011.
quarta-feira, março 02, 2011
Faça uma "pinhole"
Esquema proposto em http://www.pinhole.org/, ficheiro PDF que permite a construção de uma Câmara Estenopeica de forma simples e prática.
http://www.pinhole.org/make/pinhole_plan.pdf
Faça uma visita, um espaço de reconhecido valor, dedicado à prática de Fotografia Estenopeica. Muita e variada informação.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
-
Um novo projecto ganha forma. E resulta na deformação das linhas. Talvez uma outra dimensão. Terei entrado num mundo paralelo? Percorrendo...
-
Como se pode constatar, é possível manter regularidade no controlo de exposição e dessa forma equilíbrio entre diferentes recolhas.
-
Tive um parto relativamente fácil. Dei à Luz uma proposta de livro. Sim, proposta. Quando nascemos somos apenas proposta de gente. Foi o ...