Caro/a Associado/a Dando cumprimento ao Programa de Actividades para 2024, temos o grato prazer de anunciar que o iNstantes - Associação Cultural vai promover nos dias 2, 9, 16 e 23 de março (15 às 18 horas) uma Oficina de Fotografia Estenopeica, vulgo pinhole. O formador será António Campos Leal, o único fotógrafo português com um conjunto de fotografias estenopeicas na Colecção Nacional de Fotografia, no CPF. Tem vasta experiência na formação em fotografia e autor do livro "Luz nos Livros". - A formação terá um máximo de 10 participantes; - Todos os materiais usados para a formação serão fornecidos pela entidade organizadora; - Cada formando receberá informação escrita (PDF) sobre fotografia estenopeica; - Os formandos receberão no final um Diploma de Participação. Esta acção formativa só é possível pela colaboração da Ilha Mágica - Projecto para a Infância e Juventude, que nos cede as suas instalações, na Casa da Cultura de Avintes.
Destina-se aos interessados na fotografia estenopeica vulgarmente conhecida por "pinhole". Será um prazer ter a visita dos interessados e colaborar na divulgação desta técnica de obtenção de imagem fotográfica.
Comentários
Alguns praticantes descuram esta questão e acabam obtendo resultados não esperados.
Contudo expresso aqui a minha discordância com a busca em Fotografia Estenopeica de resultados em tudo idênticos aos obtidos na fotografia com a utilização de sistemas ópticos. O prazer da fotografia estenopeica está na utilização das sua características principais. Profundidade de Campo Total e face a um Diafragma muito reduzido, longos tempos de exposição que assim permitem um tratamento do movimento muito interessante e que valoriza estéticamente o resultado final. Para os mais interessados reforço a minha posição de que obter resultados finais em tudo similares aos obtidos com uma qualquer câmara fotográfica não é por certo interessante. Para obter Definição então uma qualquer câmara digital de resolução média, BASTA. Para Fotografar sem titar partido de enquadramentos que reforcem a Profundidade de Campo, qualquer sistema óptico, SERVE. Boas pinholadas.
Ter a mania que sabe de técnica não adianta nada, a fotografia (tanto a convencional como a estenopeica) é a "escrita" com a luz, a representação visual, a criação da imagem unica que possa ser elevada ao nivel da arte; a técnica é só um instrumento, mas o que conta realmente é a visão. O que se vê da sua parte é só bla bla bla pseudo técnico, mas o resto falta-lhe tudo. Veja se cresce.
Para quem se interessa por fotografia "pin hole" é interessante haver um local de troca de opiniões, mas quando alguém que se intitula "o pinholeiro mor" faz um blog só para o seu ego, e o volta para o abandono, isso é uma completa vergonha.
Acredite que deixei completamente de acreditar em si e nas suas iniciativas.
A fotografia "pin hole" portuguesa merece melhor.
Esta é a humilde opinião de um praticante de fotografia "pin hole" do algarve.
Se queremos ficar num intermédio, então dediquemo-nos á Lomografia. Agora "armarmo-nos" em tecnicistas ou em artistas quando praticamos fotografia estenopeica, não obrigado!
A fotografia estenopeica moderna está muito longe do conceito do orientador deste blog e dos seus seguidores, bem como dos seus idolos (basta ver os links).
Daí não deixar de dar razão aos posts anteriores quando alguem diz, e citando "cheiram a mofo". As pessoas têm que evoluir e acompanhar os "tempos", lembrem-se: os dinossauros extinguiram-se! Blogs como este e sites como o "buraco de agulha" e o "Zonzy" (Já agora, interrogo-me o que é um zonzy?), são o reflexo de um passado jurássico. Cristalizaram num conceito anos 60 ou 70 e não evoluiram. Procurem conhecer o que se faz actualmente! Não só na fotografia estenopeica como na fotografia tradicional. E já agora, caro mentor deste blog, e no que respeita ao seu site (o tal "zonzy"), não deixa de ser interesante ver como se consegue ter em 2006 um site com o aspecto dos sites dos primórdios da internet; eu diria mesmo que é um caso digno de estudo de arqueologia on line.
Para acabar, e não me alongando mais, duas chamadas de atenção: o termo pinhole não existe, em inglês diz-se como alguém num post anterior referiu "pin hole", que quer dizer caso não saibam "buraco de alfinete" e não de agulha como vocês dizem. Agulha em inglês é "needle". Quanto ao blog, lembre-se que um blog é um local de diálogo e de trocas de ideias, logo não se pode deixar congelar, tem que haver respostas aos posts, bem como tem que ser actualizado regularmente, caso contrário é tudo menos um blog, tornando-se numa "masturbação pretensamente intelectual" de alguém.
Alfredo Resende (Porto)
Eu visito este blog regularmente, bem como milhares de outros blogs e websites todos os dias, e este já não é actualizado desde pelo menos Maio.
Ok, já chega!
Diga-me, você então julga-se um anormal, uma aberração, uma monstruosidade, um bicho que não existe... um DINOSSAURO?
Sim! Eu disse um DINOSSAURO!
OK! Já não existem, extinguiram-se caso não saiba, há muitos milhares de anos.
Atitudes destas não levam a lado nenhum. Sejam adultos.
Se querem fazer batalhas campais vão para outro lado, e isto é também para o pinholeiro: não responda a criticas. Responder é ser igual a eles, é mostrar que se sentiu magoado ou ferido, é dar o braço a torcer, é querer mostrar que é superior sem o ser. Não responda, ignore-os, assim é que é ser superior. Se acredita no que faz, não tem que desafiar ninguém, nem tem que se tentar impôr. Passe por cima, seja superior. Esqueça-os para o bem de todos. Continue com o seu trabalho de divulgação. Conhece o ditado: "os cães ladram, mas a caravana passa". Deixe-os dizer o que quiserem, são livres, e a internet é aberta a todas as opiniões, mas não entre em guerras, nem as fomente.
É a minha humilde opinião; espero que seja ouvida.