Avançar para o conteúdo principal

30X40 - A Primeira Fotografia

Esta é a primeira Fotografia Estenopeica realizada com a câmara 30x40. Corresponde ao 2º teste efectuado. O tratamento foi efectuado com produtos “Ilford”.
O suporte utilizado foi o papel “Kentemere – Art De Luxe 2”. Caracterizado por uma superfície texturada, com uma gramagem de 175g/m2 e com uma emulsão baseada em bromo-iodeto de prata é adequado à obtenção de impressões “Fine Art” de Alta Qualidade.
O positivo foi obtido fotografando o original, com a câmara Nikon D200, e positivada no programa ACDSee Pró 2.5.
Está autorizada a reprodução desde que mantida a actual apresentação e identificação.
............................................
This is the first pinhole photograph taken with the camera 30x40. Corresponds to the 2nd test. The treatment was carried out with products "Ilford". A heavier Art surface with greater surface texture on a luxury 175 g/m² weight base. This paper, with its supercoated bromo-iodide emulsion, is particularly suited to large display/portfolio prints demanding a more robust paper with a deeper surface indentation.
The positive was obtained photographing the original, with the Nikon D200 camera, and positive in the ACDSee Pro 2.5

Comentários

Olá António,

O resultado parece-ne bom, existe uma pequena entrada de luz na parte superior da camara (mancha branca na zona inferior, falando do positivo), mas nada que não se resolva com um pouco de "gaffer tape" ou um spray preto.
Gostava de ver uma experiencia num ambiente não tão bucólico como o teu jardim, para avaliar o tipo de detalhe que a camara dá.
De qualquer forma, a camara deu um excelente resultado.

Um Grande Abraço

Rui

Mensagens populares deste blogue

Fotografia Estenopeica - O Livro

  Tive um parto relativamente fácil. Dei à Luz uma proposta de livro.  Sim, proposta. Quando nascemos somos apenas proposta de gente. Foi o que aconteceu neste parto. Uma proposta de Livro Em breve aparecerá em papel

CPF - PERCURSO DE LUZ

CPF FOTOGRAFIA ESTENOPEICA - PERCURSO DE LUZ Todo um trabalho, que não exposto na totalidade

CPF - um caminho percorrido

 Um trabalho desenvolvido em plena pandemia e protegido e favorecido pela ausência de visitantes, facilitou a recolha de um vasto conjunto de imagens com a técnica proposta pela simplicidade que um estenopo propõe. A Fotografia Estenopeica como técnica de recolha de imagem permitiu um olhar sobre o percurso da Luz no interior da Antiga Cadeia da Relação no qual estão instalados os serviços do Centro Português de Fotografia e que dado a conhecer através de palestra integrada no Dia Mundial da Fotografia Estenopeica em 2022 mostra-se agora, através de exposição integrada no 10º Festival Internacional de Fotografia de Avintes - Instantes.